O que é a grama do trigo?


Muito se ouve falar da grama do trigo, do suco da grama do trigo, dos seus benefícios para a saúde, etc, mas afinal, o que é a grama do trigo? Bem, a grama do trigo é a própria planta do trigo (Triticum aestivum) em seus estágios iniciais de crescimento, isto é, germina-se a semente do trigo e do broto cresce uma lâmina verde que por volta do décimo dia de cultivo está riquíssima em nutrientes e antioxidantes, mas principalmente de clorofila que é o ingrediente principal desintoxicante que restaura a saúde e promove uma maior vitalidade de quem faz seu uso contínuo.

Mais Informações sobre a grama do trigo

A grama do trigo é um dos chamados alimentos verdes que são valorizados por indivíduos preocupados com a saúde como uma grande fonte natural de nutrientes . Na forma de suco ela contém 70% de clorofila, que é muitas vezes referida como o sangue de vida da planta. Ele se assemelha as moléculas de glóbulos vermelhos humanos. A clorofila produz um ambiente desfavorável para o crescimento bacteriano no corpo e é portanto, eficaz em aumentar a resistência do organismo a doenças.


A grama do trigo é considerada um alimento completo. O fato é que um quilo da grama do trigo fresca é equivalente em valor nutritivo a 23 quilos de vegetais diversos. Devido à sua natureza fibrosa, que é indigerível por humanos, a grama do trigo deve ser liquefeita (suco) antes de ser consumida.

A grama do trigo é conhecida como uma terapia 
complementar contra o câncer. Beber o suco da grama do trigo ajuda o organismo a construir glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para todas as células do corpo. Aumentando a oxigenação do corpo ajuda o mesmo a compensar os efeitos nocivos da poluição atmosférica e do monóxido de carbono e também aumenta a resistência durante os  exercícios físicos.

Beber o suco ajuda a dissolver as cicatrizes formadas nos pulmões, depura resíduos de remédios acumulados no corpo, purifica o sangue e os órgãos, neutralizando os ácidos e toxinas. Também contribui para aumentar o nível de enzimas das células, ajudando no rejuvenescimento do corpo e no metabolismo dos nutrientes.  Estas enzimas auxiliam na dissolução de tumores.

Esta erva rica em nutrientes contém 17 aminoácidos que são os blocos de construção das proteínas . O corpo usa estes aminoácidos para diversas coisas, como a construção de tecido muscular, reparação de células e coagulação do sangue. A grama do trigo retém 92 dos 102 minerais encontrados no solo. Estes incluem minerais de cálcio , fósforo , ferro , magnésio e potássio. É uma rica fonte natural de vitaminas A e C. A grama do trigo tem mais vitamina C do que a laranja e o dobro da vitamina A das cenouras. É excepcionalmente rico em vitaminas E , K e complexo B. Também é uma fonte natural de amigdalina (B17). A grama do trigo produz um efeito de imunização contra muitos carcinógenos dietéticos.Ann Wigmore foi responsável pela popularidade do suco da grama do trigo. Em seu livro (The Wheatgrass Book) ela fornece uma descrição detalhada sobre o suco, suas propriedades, usos e notável capacidade regenerativa e anti-envelhecimento. E também inclui o método de cultivo e produção do sumo.

Além de todos os dados citados acima, outro ingrediente menos compreendido é o 'fator do suco de grama' que é uma propriedade da grama do trigo que permite sustentar a vida em mamíferos herbívoros. Nenhuma outra planta irá manter por tanto tempo as vacas, ovelhas, porcos-da-índia e ratos vivos e bem através de gerações. Em outras experiências com animais, a grama do trigo foi capaz de restaurar 
em menos de dois meses a fertilidade dos animais que haviam perdido a capacidade de se reproduzir.

O suco da grama de trigo beneficia as células do sangue, ossos, glândulas, cabelo, rins, fígado, músculos, baço, dentes e outras partes do corpo. Ele pode ser aplicado sobre a pele ou couro cabeludo e também como implante retal através de um enema para limpar o intestino grosso. Pode ser usado para limpar os olhos, as gengivas, os dentes, e os seios nasais.

O suco da grama do trigo protege os pulmões e o sangue da poluição do ar, toxinas, fumaça de cigarro e metais pesados. É também um auxílio seguro e extremamente potente para a perda de peso, uma vez que suprime o apetite e estimula a aceleração do metabolismo.


Uma pequena porção da erva irá produzir cerca de uma grama de suco. Esta pode ser feita isoladamente ou misturado com outros sumos, tais como cenoura ou maçã. Embora a relva possa ser cortada e armazenada sob refrigeração durante alguns dias, uma vez espremido irá estragar rapidamente. O ideal é bebê-lo dentro de quinze minutos, e  lentamente com o estômago vazio para proporcionar o máximo dos benefícios. O ideal é começar com 30ml e ir aumentando aos poucos até chegar em 150ml.


A grama do trigo também pode ser tomado em comprimidos ou em pó, muito útil quando se viaja. Pessoas sensíveis, ou mesmo alérgicas ao trigo e ao glúten encontradas no trigo e também no centeio, na cevada , etc. não terão problemas com o suco da grama do trigo, uma vez que não contém glúten nesta forma. 

É realmente um superalimento completo!

Fonte: http://www.foodalive.org
Tradução: Google Tradutor e Trigo Verde

2 comentários: